Avançar para o conteúdo
Home » Blog » Quais São os Investimentos Certos para Ti

Quais São os Investimentos Certos para Ti

Descobre onde podes aplicar o teu dinheiro e alcançar os melhores resultados.

As opções de investimento que temos à nossa disposição são mais que muitas. Para algumas pessoais isso é algo de positivo, para outras tantas isso pode ser um verdadeiro obstáculo.

Ser capaz de identificar quais os investimentos onde deves aplicar o teu dinheiro é fundamental para puderes alcançar os melhores resultados. Os investimentos certos para ti dependem fundamentalmente dos teus objectivos e perfil de investidor. Deves investir apenas naquilo que faz sentido para ti.

Neste artigo vamos analisar algumas das principais opções disponíveis para que possas mais facilmente fazer a tua escolha.

Rendimento fixo ou rendimento variável

Existem muitas formas diferentes de classificar investimentos. Uma delas é distinguir entre investimentos de rendimento fixo e investimentos de rendimento variável. Para obter um portfolio de investimentos ideal, deves primeiro compreender a diferença entre estas duas opções.

Tal como o nome indica, os investimentos de rendimento fixo oferecem-te um retorno pré-definido e as condições tendem a não se alterar ao longo do tempo. Estes investimentos estão associados a algum tipo de dívida ou empréstimo e tanto o rendimento com o prazo dos recebimentos são conhecidos desde o início.

Uma vez que o seu rendimento é fixo o risco associado a estes investimentos é menor, mas estes tendem a oferecer um retorno também menor. Depósitos a prazo, obrigações do estado, obrigações de empresas e empréstimos P2P são alguns exemplos.

Por outro lado, os investimentos de rendimento variável oferecem-te um retorno dinâmico e determinado pelas forças do mercado. Neste caso não tens qualquer garantia de retorno. Não existe um limite para quanto podes ganhar, mas o teu capital também não está garantido e podes perder tudo o que investiste.

Assim sendo, os investimentos de rendimento variável apresentam um nível de risco maior, mas tendem também a oferecer um retorno potencialmente maior. Acções, imóveis e criptoactivos são apenas alguns exemplos.

Diferentes classes de activos

Agora que sabes a diferença entre investimentos de rendimento fixo, terás seguramente uma preferência natural de acordo com o teu perfil de risco. Mas isso não é suficiente. A seguir precisas de escolher entre os diferentes tipos de activos aqueles em que queres investir.

Para isso vamos analisar algumas das principais alternativas de investimento (ou classes de activos) que tens ao teu dispôr.

1. Dinheiro e depósitos a prazo

Rendimento: fixo | Risco: baixo

O dinheiro parado não rende, mas oferece liquidez imediata. Podes usá-lo a qualquer momento para as tuas necessidades do dia-a-dia, uma necessidade de curto prazo (fundo de emergência) ou para tirar partido de uma oportunidade de investimento.

Alternativamente, podes fazer uma aplicação a prazo junto do teu banco ou outras instituições financeiras. Isso permite-te receber um juro não muito alto em contrapartida de não poderes movimentar o teu dinheiro durante um determinado período.

Em alguns casos, pode fazer sentido manteres diferentes moedas para conseguires alguma protecção contra flutuações cambiais. Isso é especialmente relevante para os investidores que estão localizados em países onde moeda tende a perder valor face ao Euro ou Dólar (moedas mais fortes).

2. Obrigações

Rendimento: fixo | Risco: baixo-médio

As obrigações são títulos de dívida associados a países ou empresas e que te pagam juros. O valor dos juros e o risco do investimento varia significativamente com o perfil de risco das entidades que as emitem.

As condições do empréstimo estão definidas à partida e a sua duração é normalmente de média a longo prazo. No entanto, em muitos casos podes comprar e vender obrigações em mercado aberto. Quando assim é tens uma maior liquidez, mas ao mesmo tempo estás vulnerável ao sobe e desce dos preços do mercado.

3. Empréstimos P2P

Rendimento: fixo | Risco: médio-alto

Os empréstimos P2P são uma forma de rendimento fixo alternativa. Estes empréstimos são oferecidos através de plataformas online que ligam credores (os investidores) e devedores (os mutuários). Por esta via podes financiar pessoas ou empresas através de empréstimos pré-definidos e receber os respectivos juros.

Esta é uma classe de activos relativamente nova e maioritariamente não regulada. Adicionalmente, muitos dos credores aqui presentes têm um perfil de risco elevado. Por isso mesmo, os empréstimos P2P oferecem um risco de investimento superior em relação a outras opções de rendimento fixo.

4. Acções

Rendimento: variável | Risco: médio-alto

As acções são títulos de propriedade emitidos por algumas empresas e negociados livremente na bolsa de valores. Ao comprar acções de uma empresa estás na verdade a comprar uma parte (participação) dos seus activos e também dos seus lucros futuros.

Podes ganhar dinheiro de duas formas ao investir em acções – com a da valorização do preço a que são cotadas em bolsa e, em alguns casos, com a distribuição de lucros na forma de dividendos.

Em alternativa à compra de acções individuais, podes também investir através de um índice alargado de acções tal como o S&P 500. Esta é uma forma mais simples e menos arriscada de investir nesta classe de activos.

5. Imóveis

Rendimento: variável | Risco: médio-alto

Para a maioria das pessoas, o maior investimento alguma vez farão na vida é comprar a sua casa. Isso representa uma fatia significativa do seu património, pelo que podemos considerar que é exposição suficiente ao mercado imobiliário. Mas por ser um investimento físico e palpável, algumas pessoas gostam da ideia de investir em imóveis.

Ao comprar imóveis numa óptica de investimento, podes conseguir alguns benefícios fiscais e tens a possibilidade de recorrer a crédito. Além disso tens o incentivo o recebimento de rendas e uma provável valorização do valor de mercado dos imóveis ao longo dos anos.

Alternativamente, podes investir em imóveis através de fundos de investimento imobiliários (REITs) que são negociados em bolsa tal como uma acção tradicional. Esta é uma forma mais simples e menos arriscada de investir nesta classe de activos.

6. Criptoactivos

Rendimento: variável | Risco: alto

Os criptoactivos são uma classe de activos recente e que está associada a um nível de risco elevado. Tokens, coins, NFTs ou criptomoedas – existem criptoactivos para todos os gostos e feitios, mas o Bitcoin é sem dúvida o mais conhecido.

Pela elevada volatilidade, ausência de regulamentação e risco de perda total do capital investido, este tipo de investimento não é recomendável à maioria dos investidores. No entanto, se quiseres investir em criptoactivos é recomendável que estes não tenham um peso superior a 5% do total dos teus investimentos.

Conclusão

Muito mais haveria para escrever sobre as diferentes opções de investimento que tens à tua disposição. No entanto o objectivo aqui é apenas guiar-te na descoberta dos investimentos que fazem sentido para ti.

A escolha deve ser tua, mas não tem de ser definitiva. É natural que com o tempo e a experiência, o que faz sentido hoje não é necessariamente o mesmo que faz sentido amanhã. Não deixes que a busca pela perfeição se torne um obstáculo a começar.

Investe naquilo que compreendes e naquilo que está alinhado com os teus objectivos e perfil de investidor. Estou seguro de que terás bons resultados a longo prazo.

Como sempre, investe de forma inteligente e desfruta da viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *