Avançar para o conteúdo
Home » Blog » 4 Lições Que Aprendi No Primeiro Ano Do Blog

4 Lições Que Aprendi No Primeiro Ano Do Blog

Ter um blog é gratificante, mas dá mais trabalho do que parece.

Exactamente há um ano atrás publiquei o primeiro artigo do blog. Criar este blog foi um salto de fé para o desconhecido e posso afirmar que não estava 100% consciente no que implicava.

Reflecti muito sobre o que escrever aqui, como fazer um balanço deste último ano e o que pode ser uma partilha interessante para mim e para ti. Se tens um blog, estás a pensar começar um ou simplesmente tens curiosidade, então continua a ler.

Porquê do blog Peras Invest

A ideia de começar este blog já andava na minha cabeça há muito tempo, mas acabou sempre por adiada por uma razão ou por outra. Dar o primeiro passo é sempre o mais difícil.

Este blog é um espaço de descoberta e partilha da minha experiência como investidor curioso. É aqui que escrevo sobre o meu percurso, os meus erros e aquilo que aprendo ao longo do caminho.

Tendo como principal objectivo pessoal alcançar a minha independência financeira em poucos anos, vou registando aqui o meu percurso. Dessa forma crio um compromisso para comigo e também para com aqueles que como tu seguem o blog.

Acredito que ainda se fala e escreve pouco sobre finanças pessoais e investimentos. Também por essa razão, este blog é um espaço de partilha e descoberta para que tu e todos aqueles que aqui chegam possam tirar algum valor dos meus erros e experiência.

Lições que eu aprendi no primeiro ano do blog

  1. Ter um blog dá muito trabalho
  2. Resultados levam tempo a aparecer
  3. Criar conteúdos não é tudo
  4. Gostos, comentários e encorajamento significam muito

1. Ter um blog dá muito trabalho

Este é um factor que poucas pessoas têm consciência antes de começar, eu próprio incluído. A verdade é que manter um blog dá muito trabalho. É preciso ser resiliente para continuar para lá do pico de motivação inicial.

A esmagadora maioria das pessoas que começa um blog acaba por desistir nos primeiros 12 meses. Isso prova que existe um choque brutal entre a expectativa e a realidade. A ideia romântica de nos tornarmos bloggers de sucesso de um dia para o outro e com pouco esforço não podia ser mais errada.

Também eu comecei cheio de força e motivação, escrevendo vários artigos por semana para construir uma base razoável de conteúdos. Não demorei muito a perceber que o meu tempo não chega para tudo. Afinal há trabalho e vida para além do blog, pelo que fui forçado a abrandar o ritmo de publicações.

Actualmente publico um artigo por semana, sem excepção apesar de alguns atrasos. Mas confesso que mesmo assim nem sempre é fácil ter assunto, tempo e inspiração para o fazer.

No último ano escrevi um total de 60 artigos sobre poupar, investir, independência financeira, empréstimos P2P, ETFs, criptomoedas e o meu portfolio. Estes foram os artigos mais populares:

2. Resultados levam tempo a aparecer

É impressionante que por muito “conservadores” que sejamos, as coisas insistem em levar mais tempo do que inicialmente previmos. As histórias de sucesso repentino ou não podem ser verdade ou então são um caso extremamente raro.

Ter um blog não é assim tão glamoroso. Os conteúdos não se tornam virais do nada e não chove dinheiro. Na minha opinião é muito mais parecido com uma maratona do que com uma corrida.

Nos primeiros meses do blog fui partilhando com algumas pessoas conhecidas para recolher opiniões. Depois comecei a divulgar no Instagram e Facebook. No entanto não tenho uma personalidade especialmente extrovertida nem uma extensa rede de contactos que me permita acelerar o alcance do blog.

A maioria dos visitantes chega aqui de forma orgânica, através de pesquisas feitas nos motores de busca. Segundo consta, os novos conteúdos demoram pelo menos 6 meses até poderem ser encontrados nas pesquisas e por isso a descoberta do blog leva o seu tempo.

Neste primeiro ano (completo em Outubro de 2021) o blog teve um total de 541 visitantes únicos e 1.391 visualizações de página.

E antes que perguntes, eu ganhei zero euros com os poucos links afiliados presentes no blog. Apesar de esse não ser o meu objectivo, confesso que por esta altura esperava já ter algum retorno, por pouco que fosse.

3. Criar conteúdos não é tudo

Quando pensamos num blog a primeira relação que fazemos é escrever artigos, no entanto a criação de conteúdos é apenas uma parte da equação. É preciso pôr o site de pé, escolher/criar templates, aprender sobre SEO e optimização, estratégia, promoção, marketing, newsletters e redes sociais.

Tudo isto ao mesmo tempo que procuramos inspiração e novas ideias para criar conteúdos relevantes e com os quais nos identificamos. É preciso distribuir a nossa atenção pelas mais diversas áreas e disciplinas.

Continuo a aprender coisas novas todos os dias, mas estou ainda longe de conseguir chegar a todas as frentes com alguma dignidade, até porque o meu foco tem sido a criação de conteúdos. Isso provavelmente ajuda a explicar o desempenho do blog. Não basta apenas escrever, é preciso ser descoberto.

4. Gostos, comentários e encorajamento significam muito

Nos primeiros tempos do blog a sensação que predomina é que estamos a falar sozinhos. Sinceramente é assim que ainda me sinto na maior parte dos dias.

Demora tempo até que a mensagem encontre alguma audiência. E mesmo quando as pessoas começam a ler os teus artigos dificilmente obténs alguma reacção do outro lado.

Todos sabemos o que significa para nós quando partilhamos uma foto ou um pensamento nas redes sociais e recebemos gostos, corações e comentários. Penso que esse sentimento é 10 vezes maior quando colocas o teu esforço e dedicação num novo artigo que escreveste.

Receber comentários e feedback positivo é fantástico e tem muito mais significado do que aquilo que eu teria imaginado antes de criar este blog. As palavras de apoio e encorajamento não acontecem muitas vezes, mas quando acontecem fazem toda a diferença.

Conclusão

Começar este blog foi um grande salto para o desconhecido. Tem sido um trabalho difícil, mas também muito gratificante. Tenho investido muitas horas do meu tempo livre, muita pesquisa e muita aprendizagem ao longo do caminho.

Estou grato pela experiência acumulada até aqui e por todos aqueles que como tu descobriram o blog e encontram valor naquilo que tenho para partilhar.

Celebrar o primeiro ano de existência não é um feito pequeno e eu mal posso esperar para ver o que o próximo ano tem reservado.

E tu, o que pensas que eu posso fazer para melhorar e crescer este blog? Deixa o teu comentário abaixo e não te esqueças de partilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *