O primeiro passo é sempre o mais difícil. Com mais dúvidas que certezas, somos levados pelo subconsciente a hesitar e pensar se não será melhor ficar na nossa zona de conforto…
Na dúvida por onde começar, como defende Simon Sinek, o melhor é começar pelo porquê.
Porquê este blog?
Posto de forma simples, porque acredito que faz falta. Infelizmente falar de dinheiro ainda é tabu, pouco se diz e pouco se escreve sobre finanças pessoais. Especialmente em Portugal, onde ser rico é mal visto, ainda se encontra pouca informação útil e credível.
Este blog será um espaço de descoberta e partilha da minha experiência como investidor curioso. Sem filtros, sem floreados e sem medo. Acredito que só assim podemos aprender, com os nossos erros e com os erros dos outros. Dia após dia, cada vez mais confortáveis com as nossas finanças pessoais.
Porquê eu?
Porque sou um especialista, certificado e reconhecido? Longe disso. Sou “apenas” um curioso, alguém que procura saber cada vez mais e descobrir como fazer melhor. Sempre fui poupado e bem orientado financeiramente, mais isso não é suficiente.
Adoro a ideia de pôr o dinheiro a trabalhar para mim em vez de passar toda a vida a trabalhar para o dinheiro. Investir e ver o dinheiro a crescer é quase magia, por que razão não estão todos a falar sobre isto?!
Porquê agora?
A ideia deste blog anda a fermentar na minha cabeça há muito tempo. Entre a falta de tempo (ou seria falta de foco?) e a vontade de querer fazer algo perfeito, nada aconteceu. Este ano defini como um dos meus objectivos criar finalmente este espaço.
Ora o ano já vai quase no fim e, sem qualquer avanço, nada melhor que colocar uma data de lançamento “impossível” para me obrigar a dar o primeiro passo. Hoje, 31 de Outubro, é o Dia Mundial da Poupança e da Literacia Financeira e por isso pareceu-me o dia ideal.
Este é o meu espaço, o meu diário de investidor. É o primeiro passo numa viagem com destino à independência financeira. Este é o meu porquê.