Avançar para o conteúdo
Home » Blog » 3 razões para investir em ETFs

3 razões para investir em ETFs

Uma solução de investimento capaz de agradar a (quase) todos os investidores e carteiras.

Os ETFs são investimentos de eleição para muitas pessoas, com fãs que vão desde o grande Warren Buffett até à comunidade FI (financial Independence = independência financeira).

Apesar de ouvir falar de ETFs há vários anos, só mais tarde comecei a aprofundar o meu conhecimento sobre esta forma de investimento. O que aprendi deixou-me fascinado e mudou para sempre a forma como invisto e aloco o meu portfolio.

Se ainda não estás a bordo, deixa-me que te diga porque devias reconsiderar.

O que é um ETF

Um ETF, ou exchange-traded fund, é um fundo de investimento negociado na bolsa de valores tal como uma acção tradicional. No entanto, em vez que um único activo, com um ETF estás a comprar um pacote que inclui diferentes activos dentro desse fundo de investimento.

A maioria dos ETFs copia um índice da bolsa de valores, tal como o S&P 500 (EUA) ou o PSI 20 (Portugal). Mas podem também focar-se em empresas de uma indústria específica, em obrigações ou no mercado imobiliário.

Dada a sua popularidade crescente, hoje em dia existem ETFs para todos os gostos e combinações possíveis.

3 razões para investir em ETFs

A popularidade dos ETFs não é obra do acaso. Cada vez mais investidores recorrem a ETFs na hora de investir e estas são as principais razões para o fazerem:

1. Diversificação

Um ETF é um produto diversificado por natureza poque resulta da combinação de vários activos num único fundo de investimento.

Usando com exemplo o S&P 500, este ETF inclui as 500 maiores empresas cotadas na bolsa de valores dos EUA. Portanto, quando compramos uma acção desse mesmo ETF estamos a comprar uma pequena participação em todas as empresas que fazem parte do S&P 500.

O mesmo é verdade para um ETF de acções internacional ou de obrigações, por exemplo. Desta forma obtemos um elevado grau de diversificação com a compra de apenas uma acção de um qualquer ETF.

2. Simplicidade

Uma vez que estamos a falar de um pacote combinado de activos, todo o processo de escolha, compra e manutenção é muito mais simples.

Existem inúmeras ferramentas disponíveis que permitem classificar e comparar ETFs por tipo de investimento, custo ou performance. Uma boa ferramenta de análise de ETFs é o site justETF.

Não é necessário aprender sobre a estratégia de crescimento ou a equipa de gestão nem tão pouco analisar os seus fundamentais financeiros antes de investir, como deverias fazer se investisses numa empresa individual.

3. Baixo custo

A maioria dos ETFs são geridos de forma passiva. Por outras palavras, os investimentos desse fundo copiam automaticamente um determinado índice sem a necessidade de alguém decidir que activos adicionar ou subtrair. Não precisam de um batalhão de analistas e gestores de investimentos.

Por esta razão, os ETFs estão normalmente disponíveis com custos de investimento muito baixos. Especialmente quando comparados com fundos de investimento que são geridos de forma activa ou outras opções de investimento mais complexas.

Lembra-te de que quanto mais poupares em custos, mais te sobra na forma de ganhos líquidos (ganhos brutos menos despesas associadas).

Em resumo

Os ETFs oferecem uma combinação única entre diversificação, simplicidade e baixo custo. Isso faz com que sejam um investimento muito apetecível para qualquer investidor ou portfolio.

Se também tu valorizas essas características (quem não valoriza?), então investir em ETFs é, muito provavelmente, a melhor solução que tens ao teu dispor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *