Os diferentes caminhos possíveis para alcançares a tua liberdade financeira.
Ser financeiramente independente significa ter dinheiro suficiente para não ter mais de trabalhar para o resto da vida. Mas o sentimento de liberdade não se apresenta de igual modo para todas as pessoas.
Cada um de nós tem necessidades e exigências diferentes para se sentir seguro financeiramente. E não existe nada de mal com isso.
Existem vários níveis distintos de independência financeira que podes ambicionar. Diferentes caminhos que te podem levar a atingir um mesmo objectivo. Um deles pode ser ideal para ti.
Vejamos então quais são os principais tipos de independência financeira.
Independência Tradicional
A independência financeira tradicional implica ter um portfolio de investimentos capaz de cobrir todas as despesas associadas ao teu estilo de vida actual. Consegues suportar não só as tuas necessidades básicas como também alguns desejos, caprichos e despesas não essenciais.
Este é o tipo mais óbvio de independência e aquele associamos imediatamente à ideia de reforma antecipada. O suficiente para apresentar a carta de demissão e não ter mais de aturar chefes para o resto da vida.
Independência Frugal (Lean FIRE)
A independência financeira frugal, ou lean (magra) no original em inglês, implica ter um portfolio de investimentos capaz de cobrir apenas as despesas essenciais e um orçamento minimalista. Na prática cobre um estivo de vida menos dispendioso do que aquele que levas actualmente.
É uma rede de segurança básica para custos com a habitação, alimentação e transportes (e pouco mais). Este tipo de independência não deixa margem para muito, viagens e entretenimento estão provavelmente fora das tuas opções.
É adequado para quem pretende levar um estilo de vida frugal e minimalista. A grande vantagem é exigir um portfolio de investimentos bem mais reduzido uma vez que o custo de vida pretendido também é menor.
Independência Luxuosa (Fat FIRE)
A independência financeira luxuosa, ou fat (gorda) no original em inglês, implica ter um portfolio de investimentos capaz de sustentar um estilo de vida superior ao que levas actualmente.
É uma independência à grande e com tudo a que acreditas ter direito. Oferece também uma maior segurança financeira pois terás uma folga maior para cobrir quaisquer imprevistos futuros.
Este tipo de independência financeira é aquele que exige um portfolio de investimentos maior e por isso também o mais difícil de alcançar. Por outro lado, é aquele que permite maior segurança e flexibilidade.
Independência Piloto Automático (Coast FIRE)
A independência financeira piloto automático, ou coast no original em inglês, implica investir fortemente numa fase inicial e depois deixar os ganhos acumular-se via juro composto. Desta forma o portfolio continua a crescer de forma orgânica e sem necessidade de reforços de capital significativos numa fase posterior.
A ideia passa por investir cedo e de forma mais agressiva até atingir o montante necessário e depois deixar os investimentos crescer por si só em piloto automático. Quando atingires a idade da reforma, ou uma idade mais avançada, os teus investimentos terão crescido o suficiente para atingires a independência financeira.
Esta opção é mais adequada a quem começa a investir numa fase inicial da vida e não tem pressa em atingir o objectivo.
Independência Part-Time (Barista FIRE)
A independência financeira part-time, ou barista no original em inglês, implica ter um portfolio de investimentos capaz de cobrir apenas uma parte do teu estilo de vida actual. O rendimento adicional vem de um trabalho em a tempo parcial e bem mais tranquilo. Pensa num part-time a servir cafés num Starbucks (daí o nome barista).
Neste caso és apenas meio-independente uma vez que ainda necessitas de ganhar um extra para pagar as contas. É popular especialmente nos EUA onde o seguro de saúde é suportado pelo empregador e essa é uma despesa significativa.
Esta estratégia oferece uma vida mais equilibrada e despreocupada antes mesmo de seres 100% independente. Ao mesmo tempo, preenche o vazio que muitas vezes vem com a reforma antecipada. Apesar de perfeito no papel, ninguém quer realmente passar o resto dos seus dias sem ter nada para fazer (diz quem já lá chegou).
A minha independência financeira
Para mim, a independência financeira é o objectivo e não a reforma antecipada. Quero continuar activo e a trabalhar. A grande diferença é poder trabalhar naquilo quero e não ter de me preocupar com o facto de ser mais ou menos remunerado.
O meu foco é atingir a minha independência com alguma rapidez e conseguir suportar o meu estilo de vida actual (pelo menos). Portanto, o meu ideal será algo entre uma independência do tipo barista e tradicional.
Numa primeira fase, o meu portfolio de investimentos deverá cobrir pelo menos as despesas essenciais e um part-time deverá cobrir as despesas não essenciais (e poupanças).
Posteriormente, o objectivo é atingir a independência financeira tradicional com o meu portfolio de investimentos a cobrir a 100% o meu estilo de vida.
Conclusão
A independência financeira significa diferentes coisas para diferentes pessoas. Não existem necessariamente dois caminhos iguais. Não existe certo ou errado, importa apenas aquilo de funciona para cada um de nós.
Os tipos de independência apresentados são meramente indicativos e servem apenas de inspiração. Compreender as diferentes alternativas pode ser o teu primeiro passo para desenhar um caminho que está alinhado com os teus objectivos de vida pessoais.