Avançar para o conteúdo
Home » Blog » Como Investir Num Mercado Volátil

Como Investir Num Mercado Volátil

4 estratégias de investimento para enfrentar com sucesso a incerteza nos mercados financeiros.

Os mercados financeiros podem revelar-se irracionais de tempos a tempos. Isso é perfeitamente expectável, mas quando acontece não deixa de assustar até os investidores mais experientes.

Neste artigo vamos rever as estratégias de investimento que podes usar para enfrentar um mercado volátil. Vamos ver como podes proteger o teu portfolio em períodos de incerteza e até transformá-los em oportunidades de investimento.

A volatilidade dos mercados

Os mercados financeiro são cíclicos por natureza, alternando entre períodos de euforia e períodos de pânico generalizados. É o que é e não há nada a fazer. Os investidores têm de aprender a aceitar isso como um verdadeiro estóico.

No entanto, quando vivemos na primeira pessoa uma baixa dos mercados é difícil não seguir o rebanho. Ver os preços caem a pique e o valor do nosso portfolio de investimentos a diminuir é assustador. É tentador puxar o travão de mão e começar a vender indiscriminadamente.

Existem várias razões apontadas para o pânico generalizado dos mercados. Aumento das taxas de juro, inflação, problemas nas cadeias de distribuição, desaceleração económica ou até tensões militares. Mas, embora sejam preocupações reais, nenhuma dela delas é garantia de instabilidade nos mercados financeiros.

A volatilidade dos mercados é um reflexo do sentimento dos investidores. Quando a incerteza é grande, vemos uma maior flutuação de preços e um maior volume de negociação.

Assim sendo, vamos analisar algumas estratégias de investimento que são especialmente relevantes quando enfrentamos mercados voláteis.

1. Investir no longo prazo

Todos nós sabemos o que é necessário para ganhar dinheiro a investir – comprar barato e vender caro. No entanto, muitos investidores acabam por perder dinheiro porque fazem precisamente o contrário. Compram quando o mercado está quente e vendem quando o mercado cai.

Qualquer decisão de investimento deve ser cuidadosamente ponderada e nunca tomada por impulso. No momento pode parecer que estás a limitar as tuas perdas com a venda, mas os mercados tendem a recuperar e registar novos máximos no longo prazo. Na maioria dos casos ganhamos mais se ficarmos quietos.

Os piores dias do mercado são tradicionalmente seguidos pelos melhores dias do mercado. O único problema é que só conseguimos identificá-los depois de eles acontecerem e nunca antes do facto.

A volatilidade é geralmente temporária. Quanto mais tentares de navegar ao sabor da maré, maior a probabilidade de naufragar. Portanto, manter o teu dinheiro investimento e foco no longo prazo é a melhor estratégia.

2. Colocar o dinheiro a trabalhar

Gosto de acreditar que todos os problemas são oportunidades disfarçadas. Para um investidor de longo prazo, a volatilidade pode revelar-se uma excelente oportunidade para investir com desconto. As recessões tendem a apresentar investimentos de qualidade a preços atractivos.

Quando o pânico se instala, os investidores vendem de tudo incluindo os activos de qualidade. Para aqueles que conseguem manter a calma, comprar quanto todos os outros estão a vender pode ser um negócio muito lucrativo.

Por isso mesmo, a estratégia do custo médio (dollar cost averaging) é uma das melhores estratégias de investimento para maximizar os ganhos e reduzir o risco. Na prática, só precisas de investir sistematicamente em intervalos de tempo regulares e sem pensar no preço praticado.

Esta é uma estratégia simples e que ignora por completo o comportamento do mercado. Com um montante fixo para investir, quando o preço sobe compras menos acções e quando o preço desce compras mais acções. Desta forma consegues suavizar as oscilações do mercado

3. Investir naquilo que compreendes

Outra estratégia indispensável é investir naquilo que compreendemos. Precisas saber porque determinado investimento faz sentido para ti e porque razão deve valorizar com o passar do tempo.

Se não compreendes o que faz uma determinada empresa, o que te leva a pensar que comprar as suas acções pode ser um bom investimento? O mesmo se aplica às “não recomendações de investimento” com que somos bombardeados nas redes sociais.

A internet está cheia de truques e dicas infalíveis para ficar rico rapidamente. Investir pelo receio de perder uma oportunidade (fear of missing out) e sem o devido conhecimento é normalmente uma receita para o desastre.

Os investimentos com fundamentos sólidos são aquilo que te trará benefícios a longo prazo. A informação financeira e o conhecimento estão hoje mais acessíveis que nunca. Mantém-te fiel à tua estratégia de investimento e ao teu perfil de risco. Esse é o caminho que te leva até a atingir os teus objectivos.

4. Identificar bons investimentos e diversificar

Como investidores queremos ter investimentos de qualidade no nosso portfolio. Queremos investimentos que ofereçam um bom retorno e ao mesmo tempo um nível de risco reduzido.

Isto é especialmente verdade em períodos de elevada incerteza pois os níveis de risco estão normalmente mais altos. Esse não é o momento para tomar decisões arriscadas, mas antes o momento de simplificar. Pensa naquilo que historicamente tem apresentado bons resultados e uma tendência de crescimento indiscutível.

Pode valer a pena diversificar um pouco e procurar o equilíbrio entre as diferentes classes de activos, regiões ou sectores. Desta forma, podes reduzir o risco global e minimizar o impacto das oscilações do mercado no teu portfolio.

A longo prazo, investir em activos de elevada qualidade e num portfolio diversificado produz os melhores resultados. Dessa forma podes beneficiar de uma performance equilibrada durante todos os ciclos do mercado.

Conclusão

Tal como disse um dia o Mike Tyson “todos têm um plano até levarem um murro na cara”. Isso aplica-se também aos investidores que, em momentos de grande incerteza, tendem a perder o bom senso e tomar decisões erradas.

As estratégias de investimento apresentadas são valiosas para qualquer investidor e especialmente importantes em períodos de elevada volatilidade nos mercados. Estas não são garantias absolutas de sucesso, mas ignorá-las é seguramente o caminho para resultados decepcionantes.

Como sempre, investe de forma inteligente e desfruta da viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *