Avançar para o conteúdo
Home » Blog » Como Nunca Perder Dinheiro a Investir

Como Nunca Perder Dinheiro a Investir

Quando pensamos em investir, pensamos invariavelmente que como conseguir ganhar o máximo dinheiro possível.

Todas as discussões estão centradas em quais são os melhores activos para investir, qual a melhor distribuição de activos no portfolio, qual o portfolio perfeito… E, no entanto, muitos investidores, amadores e profissionais, acabam ainda assim por perder dinheiro.

Regra n°1: nunca perder dinheiro

Quando questionado sobre as razões do seu sucesso, o reconhecido investidor Warren Buffett afirmou seguir apenas duas regras. A regra n°1 é nunca perder dinheiro. A regra n°2 é nunca esquecer a regra n° 1.

Isto parece bastante óbvio de se dizer e nada esclarecedor, certo? As grandes mentes tender a simplificar em demasia, mas existe muito mais para além do que se lê à primeira vista. Eu próprio só recentemente comecei a perceber o que Warren quis verdadeiramente dizer.

Claro que quando investimos não queremos perder dinheiro. Mas a essência da mensagem é que, em vez de colocar o foco em ganhar dinheiro, devemos pensar primeiro em como não perder dinheiro.

O facto curioso é que, quando procuramos minimizar a probabilidade de perder dinheiro estamos, como efeito secundário, a maximizar a probabilidade de sucesso no longo prazo.

Ganhar e perder

Naturalmente, não podemos ganhar sempre. Todos os grandes investidores fizeram maus investimentos. E perderam várias vezes. Nós simplesmente não ouvimos falar disso porque as vitórias acabam por abafar quaisquer perdas.

Todos nós temos de aprender a lidar com o fracasso. Um mau investimento não significa necessariamente que errámos, por vezes é apenas um reflexo dos factores que nós não controlamos – o risco.

O segredo para lidar com o fracasso é tomar decisões de forma que um mau investimento aqui e ali não nos consiga arruinar. Os bons investimentos devem ser capazes de compensar os maus.

Continuar em jogo

Os ganhos podem levar algum tempo a aparecer. Mas correr demasiados riscos pode acabar com tudo muito rapidamente. Nenhum investimento é bom o suficientemente para justificar arriscar tudo aquilo que temos.

Mais do que perseguir ganhos fenomenais, o objectivo é ser financeiramente indestrutível.

A regra de ouro é não falir. É garantir que continuamos em jogo até que as probabilidades fiquem a nosso favor. Quanto mais tempo estivermos em jogo, maior o efeito bola-de-neve do juro composto nos nossos investimentos. Maior a possibilidade de ganhar dinheiro.

De volta ao Warren

Warren Buffett é indiscutivelmente um dos maiores investidores de que há registo e, consequentemente, um dos homens mais ricos da actualidade. Mas o seu sucesso é muitas vezes incompreendido.

O seu sucesso como investidor não se deve simplesmente à sua genialidade. Deve-se sim a uma eternidade de bons resultados, à sua capacidade de ser consistente. Warren começou a investir quando tinha apenas 10 anos e nunca mais parou – completou 94 anos em 2024.

Se por um acaso ele se tivesse reformado aos 60 anos, provavelmente poucos de nós teríamos ouvido falar dele. Isto porque a maior parte da sua riqueza foi acumulada depois disso.

Mas Warren não parou e manteve-se fiel à sua regra – nunca perder dinheiro. Ele fez apostas assimétricas, onde existia uma boa probabilidade de ganhar, mas a probabilidade de perder era mínima. E nunca arriscou aquilo que já tinha na busca por ganhos extraordinários.

Conclusão

O segredo para ter sucesso a investir não está necessariamente associado com obter o máximo retorno possível. Ganhos fenomenais tendem a ser eventos únicos e irrepetíveis – já para não dizer extremamente arriscados.

O segredo está em conseguir um bom retorno que conseguimos repetir, de forma consistente, durante o máximo tempo possível. E simplesmente deixar o efeito de composição fazer a sua magia, tal como uma bola de neve a cair montanha abaixo.

A capacidade de continuar em jogo indefinidamente, sem falir ou ser forçado a desistir, é aquilo que faz a verdadeira diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *