Avançar para o conteúdo
Home » Blog » 6 Razões Para Investir No Longo Prazo

6 Razões Para Investir No Longo Prazo

O que significa investir no longo prazo e quais os principais benefícios de seguir esta estratégia de investimento.

A menos que tenhas uma sorte incrível, não vais enriquecer com os teus investimentos do dia para a noite. As coisas boas normalmente levam algum tempo a construir, mas isso não deve ser a razão para te desencorajar.

Neste artigo vamos analisar o que significa investir no longo prazo e quais são as principais vantagens de seguir esta estratégia de investimento. Os investidores de sucesso sabem usar o tempo em seu benefício e tu também o deverias fazer.

O que significa investir no longo prazo

Posto de forma simples, investir no longo prazo significa aplicar o teu dinheiro em activos que esperas manter em carteira e ver rentabilizar por um longo período. Quanto tempo é longo prazo? Normalmente o investimento de longo prazo refere-se a um período superior a 5 anos, mas pode prolongar-se por várias décadas.

Apesar de os lucros de curto prazo seduzir os investidores iniciantes e impacientes, investir no longo prazo é fundamental para conseguir alcançar um sucesso maior e mais sustentado. Além disso, uma estratégia de investimento activa e de curto prazo tende a ser mais arriscada do que uma estratégia de comprar e segurar (buy and hold) de longo prazo.

Vejamos então quais são as principais vantagens de seguir uma estratégia de investimento de longo prazo.

1. Nunca foi tão fácil

Actualmente temos ao nosso dispor uma infinidade de plataformas de investimento online que nos oferecem uma variedade extraordinária de classes de activos, períodos de investimento e níveis de risco.

Não precisas mais de comprar fisicamente uma casa para investir em imobiliário, podes simplesmente investir em acções de fundos de investimento imobiliário. Podes também investir em Ouro através de ETFs ou recorrer a estratégias automáticas para investir em empréstimos P2P. Estas são apenas algumas das opções para facilitar a tua jornada de investimento no longo prazo.

Podes escolher qualquer combinação de activos que melhor se adequa à tua preferência e perfil de risco. E existem ainda muitos recursos disponíveis que te podem ajudar a desenhar o portfolio de investimentos certo para ti.

2. Efeito bola de neve

Por esta altura, provavelmente já ouviste falar no poder fantástico do juro composto. O juro composto pode ser o melhor amigo dos investidores, mas precisa de um ingrediente fundamental a seu favor – o tempo.

É muito fácil entender o porquê. No primeiro ano de investimento a taxa de retorno é calculada tendo por base o teu investimento inicial. No ano seguinte a taxa de retorno é calculada não apenas sobre o investimento inicial, mas também sobre o retorno conseguido no ano anterior. E por aí em diante.

Este é o famoso efeito bola de neve, que fica cada vez maior à medida que desce a montanha e ganha momento. A bola de neve representa o teu investimento e a montanha o passar do tempo. É por essa razão que mesmo um investimento inicial aparentemente pequeno pode gerar ganhos enormes no longo prazo, basta que tenha tempo suficiente para crescer.

3. A volatilidade é diluída pelo tempo

A volatilidade faz parte dos investimentos. É capaz de subir e descer o valor de mercado de um activo significativamente num curto período. Se observares a tua carteira de investimentos todos os dias, o teu humor pode mudar rapidamente ao sabor da volatilidade.

Mas se investes no longo prazo, a volatilidade de curto prazo torna-se irrelevante. Se deténs um activo que hoje cai 5%, com um foco de curto prazo terás a tentação de reagir no imediato. Mas se a tua estratégia é de longo prazo, uma variação diária de 5% significa pouco quando tens os olhos postos nos próximos 10 anos.

A tendência de longo prazo da maioria dos activos é ascendente. Assim, o impacto da volatilidade acaba por ser diluído com o passar do tempo. O que importa é observar a tendência geral dos teus investimentos num horizonte temporal alargado.

4. Não há lugar a emoções e decisões precipitadas

Investir no longo prazo significa que não precisas de tomar decisões o tempo todo. Mais do que isso, significa também que não (re)ages de forma precipitada e irreflectida. Permite-te eliminar as emoções da equação.

Quando investes com um foco de curto prazo, precisas tomar decisões rápidas em momentos de euforia ou medo. Infelizmente, nem a euforia nem o medo costumam ser os melhores conselheiros dos investidores.

Com uma estratégia de investimento de longo prazo, existem muito menos decisões a tomar e elas provavelmente não são assim tão urgentes. Terás do teu lado o tempo necessário para pensar antes de agir.

5. Tranquilidade

Observar de perto a oscilação dos teus investimentos pode estimular a tua ansiedade e elevar os teus níveis de stress. Se o teu foco está no curto prazo, tens de tomar constantemente micro decisões de compra, venda, retenção e diversificação. E isso pode tornar-se desgastante.

Por outro lado, quando tens uma estratégia de investimento de longo prazo a maioria das decisões já foi tomada. Não precisas de observar o teu portfolio o tempo todo para ver como as coisas estão a correr.

Isso não significa que tens de esquecer completamente os teus investimentos por vários anos, mas o foco no longo prazo pode dar-te uma maior tranquilidade. É muito menos stressante se não tiveres de gerir diariamente o sobe e desce do teu portfolio.

6. Menos comissões e taxas

A compra e venda de activos tem um custo associado. A maioria das transacções custa dinheiro, seja uma percentagem do valor de venda, uma taxa de transacção ou algum tipo de taxa de levantamento. Quanto maior for o número de transacções feito, maior o custo acumulado com todas estas operações.

O investimento de curto prazo envolve muitas transacções e todas essas pequenas comissões e taxas, quando somadas, podem resultar num custo elevado.

Por outro lado, o investimento de longo prazo é caracterizado por comprar e segurar um activo por muito tempo. O número de transacções é mínimo e isso significa que os custos associados são também reduzidos. Este factor pode até resultar num retorno final superior uma vez que os custos de investimento são menores.

Conclusão

Existem opções de investimento para todos os gostos e podes perfeitamente optar por seguir uma combinação de todas elas. Podes preferir uma estratégia de curto prazo e apreciar a emoção e a sensação de controlo que resulta de monitorizar de perto os teus investimentos.

Mas investir no longo prazo oferece benefícios claros que não deves ignorar. Esta abordagem é mais tranquila, mais racional e provavelmente a que oferece um melhor retorno devido aos custos reduzidos e ao efeito do juro composto.

Qualquer que seja a tua escolha, lembra-te de planear e adaptar a tua estratégia sempre que necessário para que os teus investimentos possam ter as melhores condições de sucesso.

Como sempre, investe de forma inteligente e desfruta da viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *